última hora

La mina de uranio de Retortillo presente en la reunión hispano-lusa de la semana pasada

Interlineado+- AFuente+- Imprimir el artículo
La mina de uranio de Retortillo presente en la reunión hispano-lusa de la semana pasada
Noticias relacionadas

COMUNICACIÓN STOP URANIO


Contrariamente a lo que dice Berkeley, la autorización de construcción de la planta de tratamiento de uranio de Retortillo está lejos de producirse. La empresa minera no ha facilitado al Consejo de Seguridad Nuclear toda la información necesaria para que puedan ser valorados los estudios de vigilancia radiológica necesarios para la autorización de la planta. Primero Berkeley debe facilitar los datos que faltan y luego el CSN tiene que valorarlos para que el Ministerio autorice, o sea, nos vamos a unos cuantos años de demora en la apertura del negocio minero.

En la reunión hispano-lusa de la semana pasada las autoridades españolas informaron a las portuguesas de que no tenían nada que temer del “complejo minero Retortillo-Santidad” porque “no hay autorizaciones concedidas para la explotación de las minas”. Asegurando la parte española que Portugal “será implicado, a través de notificación y consulta, en todos los pasos siguientes” del proyecto minero.

Estas dos conclusiones, lejanía de los permisos y participación portuguesa, se pueden extraer de la nota de prensa que envió el Gobierno portugués de esa reunión celebrada en Lisboa el jueves 8 de noviembre.

___

NEGÓCIOS ESTRANGEIROS – REPÚBLICA PORTUGUESA, 9 de novembro de 2018

Reunião do Protocolo bilateral de atuação sobre a aplicação às avaliações ambientais de planos, programas e projetos com
efeitos transfronteiriços

No âmbito da preparação da XXX Cimeira Luso-Espanhola, reuniram-se ontem em Lisboa as Partes do Protocolo bilateral de atuação sobre a aplicação às avaliações ambientais de planos, programas e projetos com efeitos transfronteiriços, de 2008. As delegações foram chefiadas pelo Diretor-Geral dos Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros e pelo Diretor-
Geral de Coordenação do Mercado Interno e Outras Políticas Comunitárias do Ministério dos Assuntos Exteriores de Espanha. Participaram ainda nesta reunião o Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente e o Diretor-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, pelo lado português, bem como o Diretor-Geral de Biodiversidade e Qualidade Ambiental pelo lado espanhol.

A reunião decorreu num ambiente construtivo e aberto, tendo sido revistas de parte a parte todas as situações com origem nos dois territórios e com eventuais impactos ambientais transfronteiriços. Foi possível constatar que existe, atualmente, uma efetiva partilha, em tempo útil, de toda a informação relevante no âmbito da aplicação do Protocolo bilateral, cumprindo-se a integralidade dos compromissos assumidos pelas duas partes na anterior reunião, realizada em maio passado.

Das conclusões da reunião de ontem destaca-se o seguinte conjunto de informações e compromissos:

  1. A Parte espanhola prestou informação detalhada sobre o ATI de Almaraz e respondeu a todas as perguntas e pedidos apresentados pelas autoridades portuguesas, confirmando-se a existência de um diálogo permanente e vigilante. Foi reiterado por ambas as partes, neste contexto, a vontade de negociar e assinar, em 2019, um Memorando de Entendimento em matéria de proteção de radiológica e de segurança nuclear que facilitará ainda mais o intercâmbio de informação sobre licenciamentos e controlo de instalações nucleares e radioativas.
  2. Conforme previsto, Espanha apresentou também um minucioso ponto de situação relativo ao complexo mineiro “Retortillo-Santidad”. Neste momento, não há qualquer autorização concedida para a exploração das minas e o projeto encontra-se a aguardar ainda a entrega de informação relevante por parte do promotor às autoridades espanholas. No entanto, ficou assegurado que Portugal estará envolvido, através de notificação e consulta, em todos os passos  subsequentes.
  3. Sobre a interconexão elétrica do Norte de Portugal com a Galiza projeto considerado estratégico para os dois países no quadro mais vasto das Interligações Energéticas, ambas as partes salientaram a necessidade de uma coordenação mais estreita, por forma a coordenar e sincronizar calendários de realização e conclusão dos diferentes troços nos respetivos lados da fronteira. Para tal, foi convocada, para os próximos dias uma reunião, a nível técnico, com todas as partes envolvidas neste importante projeto.
  4. As Partes acordaram ainda que ao abrigo do Protocolo de Atuação seriam convocadas reuniões bilaterais com periodicidade semestral ou sempre que as circunstâncias o exijam, devendo manter-se uma comunicação permanente a nível técnico, através das autoridades nacionais ambientais.
  5. Foi também acordada a criação de um Grupo de Trabalho técnico que terá como principal objetivo a definição de critérios para aferir da suscetibilidade da aplicação de avaliação ambiental a projetos com efeitos transfronteiriços. Este Grupo de Trabalho que, pelo lado português, será assegurado pela Agência Portuguesa do Ambiente, deverá iniciar a sua atividade em janeiro de 2019.

 

0 Comentarios

Sin comentarios Este artículo no tiene todavía comentarios

Lo sentimos!

Pero puedes ser el primero Deja un comentario !

Deja tu comentario

Su dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos necesarios están marcados con *

  Acepto la política de privacidad

Información sobre protección de datos

  • Responsable: MASHFE, C.B.
  • La finalidad de la recogida y tratamiento de los datos personales que le solicito es para gestionar tu solicitud en este formulario de comentarios.
  • Legitimación: Tu consentimiento.
  • Comunicación de los datos: No se comunicarán los datos a terceros salvo por obligación legal.
  • Podrás ejercer tus derechos de acceso, rectificación, limitación y suprimir los datos escribiendo a redaccion@ciudadrodrigo.net así como el derecho a presentar una reclamación ante una autoridad de control.
  • Contacto: redaccion@ciudadrodrigo.net.
  • Información adicional: Más información en nuestra política de privacidad.

 

Banner
Banner
Banner
Banner
Booking.com
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

últimos comentarios

Lorenzo GA
October 21, 2019 Lorenzo GA

Puedo dar un dato de un antepasado Don Salvador García de la Mata,calidad noble,estuvo en [...]

ver artículo
susescrofa
October 20, 2019 susescrofa

Y sobre todo a los muertos. Es de cobardes. [...]

ver artículo
Pepita
October 20, 2019 Pepita

Ya pero cuando la reunión del PP alguien comentó que quien pagaba aquello, pero ahora [...]

ver artículo
Ciudadano
October 20, 2019 Ciudadano

Hombre Pepita, cómo es usted, seguro qué aquí ni siquiera tomaron un vaso de agua [...]

ver artículo